30 de jan. de 2009

Bonecos FALCON versão 2009 by Marcus Baby

Antes de qualquer coisa, vamos logo ao esclarecimento: estes bonecos não são nenhum relançamento surpresa de nenhuma saudosa fabrica de brinquedos e nem tão pouco um raro modelo exclusivo descoberto por algum caça-raridades de uma coleção misteriosa jamais divulgada... Se trata apenas da minha versão atualizada do nosso bom e velho Falcon! Sim, isso mesmo! Aquele famoso boneco brasileiro lançado no final da década de 70 e que foi o primeiro do gênero no país, o brinquedo favorito de todos os meninos da minha geração que hoje transitam na faixa dos 35 a 45 anos de idade! Ganhei esses dois de um antigo e generoso colega de trabalho, o Álverson, ainda bem conservados (modelo da segunda geração, conhecido na época como “olhos de águia”) mas completamente desmontados devido ao desgaste natural de suas juntas plásticas... Quando eu os recebí em minhas mãos, cheguei a ficar sem fala e confesso que me deu até um nó na garganta pois a visão deles me fez lembrar do Falcon que tive quando criança e que foi meu companheiro inseparável até o nascimento do meu único irmão (que o destruiu sem dó nem piedade no auge da sua pré-infância)... Mas, voltando: remontei os bonecos criando um fio especial de latex para juntar suas peças e devolver os movimentos. Depois precisei dar uma ajeitada em seus rostos, cabelos e barbas que apesar da ótima conservação, precisou de revitalização geral para ficarem mais jovens e bonitos! Suas roupas é que foram uma história a parte: Para que perdessem o estigma de soldados aventureiros (e após pesquisa em revistas de moda), optei por transformá-los em dois homens ricos, poderosos e atualizados com seu tempo! Ou seja: nada de guerra, a luta agora é pela paz! E seu visual não poderia ser diferente do de um cara antenado e chique! O Falcon moreno ganhou um jeans clássico, moleton em veludo tecnológico prata e vinho com gola rolê e blazer preto, tudo feito no capricho por minha mãe. Já o Falcon loiro pedia uma T-shirt preta, jeans semi-cargo cinza e jaqueta estilosa em napa marrom, tudo do meu estoque particular. Jóias e acessório foram fabricados por mim com exclusividade e as botas são as originais da caixa. O resultado é o que você pode conferir nas fotos: a minha primeira arte REINVENTADA, e não customizada como todos os meus outros bonecos! Simplesmente não tive coragem de alterar nada neles...













Nos meus 7 anos de idade, após ver o comercial de TV anunciando o Falcon, o boneco “pronto para aventura”, passei a atormentar o juízo do meu pai para que ele comprasse um para mim! Como éra filho único, costumava ter os gostos atendidos a cada boa nota na escola! E papai, militar da marinha, acabou usando todo seu 13º salário para comprar não só o boneco como também seu equipamento de mergulho completo (que trazia uma roupinha de borracha, acessórios e até um tubarão) pois o brinquedo por sí só, já éra bem caro e definitivamente restrito apenas a crianças da classe média para cima... Ou seja: nem todos os meus amiguinhos tiveram a sorte de também ganhar o famoso companheiro de plástico como eu tive! Fomos tão amigos que até no dia em que ele “quebrou o braço”, deixei de brincar para acompanhar meu pai consertando o coitado (ou “engessando” como eu queria acreditar)... Viajou do Rio de Janeiro para Natal comigo e ainda nos divertimos bastante por anos até o dia em que inocentemente o dei de presente para meu irmão como se o mesmo fosse um troféu que atravessaria gerações... Terminou seus dias tal como todos os brinquedos que caem nas mãos de crianças fora de sua faixa etária: virou história para ser contada no futuro.







Mais sobre o Falcon?

G.I.Joe: Hasbro.Com/GIJoe
Loucos Por Bonecos: LoucosPorBonecos.Com.Br
Falcon/G.I.Joe Wikipedia: Wikipedia/GIJoe
Yo Joe Brazil: YoJoeBrazil.Com

6 comentários:

Unknown disse...

Raapz, que massa!!!!!! Recordar e viver!!!!! Eu tb tive um Falcon e os seus ficaram muito legais!!!!
Meio anos 70, mas bem bacanas!!!!!! Eu quero um desse!!!!

Unknown disse...

Outra coisa, sabia que eu colcoava o meu Falcon para transar com a Susi da minha irma????

Anônimo disse...

Baby adorei suas bonecas e quero te fazer um pedido vi que você postou uma boneca da Cyndi Lauper no site (ficou show de bola), e em algumas fotos vi que você possue outra boneca da Cyndi Lauper em uma verção true colors. Quero te pedir pra postar fotos desta verção se possivel. Seus trabalhos são fantasticos parabéns e sucesso!

Verginia A Ribeiro disse...

Muito legal mesmo a transformação.
Tenho um irmão de 42 anos e dei para ele um falcon , aquele com roupa camuflada mais alguns acessórios como o jipe. E aconteceu o mesmo. Nosso sobrinho destruiu nas brincadeiras. Mas o Falcon está na memória dele como uma lembrança gostosa dos tempos de infância. Enviei seu blog para ele curtir. Abraços.

Edoras disse...

Que maravilha ganhar Falcons antigos de presente! Eu também sou desta época e o Falcon do meu irmão era o namorado de minha Susi predileta... Ficaram lindos repaginados, parabéns! Parabenize também sua mãe pela bela calça jeans com seus pespontos perfeitos. Beijo,
Cláudia

Williams disse...

Marcus, você venderia os acessórios originais que sobraram dos seus Falcons, como as botas vermelhas, a arma azul, o macacão branco, por exemplo? Williams (sourcecodebr@hotmail.com)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[FECHAR]